Acorde Bem Colchões

Televendas: (11) 5016-3474 / 5012-2286 / 5011-1971 loja

Dicas

Distúrbio do Sono relacionado à alterações Hormonais

Toda e qualquer característica que possuímos são controladas, bloqueadas ou estimuladas por hormônios que podem ser influenciados pelos nossos pais, pelas condições de sobrevivência do indivíduo ou pela interação de ambos os fatores.  A constituição dos hormônios segue características que podem ou não serem manifestadas no decorrer da vida de uma pessoa.

Durante o sono, mesmo que não tenhamos a consciência dos acontecimentos fisiológicos que ocorrem, para que o corpo repouse e se revitalize, acaba acontecendo uma série de eventos hormonais.

A percepção do dia e da noite é fundamental para que o nosso relógio biológico, por exemplo, trabalhe corretamente. Estamos fisiologicamente “programados” para uma rotina regrada e para o bom funcionamento do nosso corpo.  Mas, infelizmente, nem sempre isso acontece assim, já que nos sugestionamos a nos explorar mais do que podemos suportar, deixando muitas vezes, em último plano, àquele que deveríamos colocar em primeiro lugar na nossa vida, nós mesmos!

Um dos principais hormônios liberados durante o sono, a melatonina, que, possui como função principal, melhorar essa fase, também é responsável por estimular o sistema imunológico para combater doenças e proteger nosso sistema nervoso central – onde fica situado o cérebro, sendo, portanto, de fundamental importância para o ser humano.

Por isso, é fundamental que obtenhamos certos cuidados, pois a inibição desse hormônio pode trazer danos a nossa saúde tanto no campo mental quanto no físico. Atitudes simples como dormir no escuro absoluto e cumprir as determinadas horas de sono exigidas pela idade permite-nos um melhor aproveitamento desse hormônio tão importante, fazendo com certeza, toda a  diferença no nosso dia-a-dia.

De acordo com estudos na área, saiba agora o período de sono ideal para cada idade:

* De 3 à 4  anos  –  Os bebês devem dormir mais de 10 horas (incluindo sonecas durante o dia nesse período);
* A partir de 4 anos – De 11a 12 horas por dia;
* Aos 9 anos – O tempo se reduz  para 10 horas;
* Adolescência – De 8 à 9 horas / dia. Nessa fase a atuação dos hormônios do crescimento liberados durante o sono é fundamental;
* Adultos – De 7 à 8 horas;
* Com 60 anos ou mais – De 6 à 7 horas.

É importante que esses períodos sejam respeitados para que não ocorram outros tipos de distúrbios.

Só para se ter uma ideia mais exata da importância do sono na nossa vida, um ser humano pode sobreviver mais tempo sem comer do que sem dormir. Por tanto, fique atento!

É muito importante dormir bem e não ignorar fatores que possam estar prejudicando nosso sono.  Por falar nisso, como anda seu colchão e seu travesseiro?

Confira nossas promoções e… Acorde de Bem com a Vida!!!

Autoria: Luna Pavanelli

Entre em contato conosco

* Campos de preenchimento obrigatório
Fechar