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Dicas

Como dormir mais rápido sem o uso de medicamentos

 

É cada vez maior o número de pessoas que dizem ter dificuldade para dormir e, desta forma, vivem procurando por métodos, dicas, enfim, tudo o que possam fazer para não precisarem tomar medicamentos para tal. Embora muitas vezes faça mesmo parte de um tratamento, sendo nesses casos inevitável, em outros, o uso de medicamentos pode ser substituído por “receitas” bem caseiras, sem qualquer tipo de contraindicações. Nesse sentido, veja abaixo as que separamos para você.  Vale a pena tentar! Porém, se não surtirem efeito, ou surtirem efeito só por um tempo, lembre-se: Procurar a orientação de um especialista no assunto é a melhor coisa a se fazer, pois só ele poderá te auxiliar no sentido de identificar a ou as causas dessa dificuldade e, assim, orientá-lo(a) quanto ao tratamento mais adequado.

Introduzir a cor azul no ambiente – essa cor estimula a produção de melatonina – hormônio responsável pelo sono – assim, decorar o quarto com tons de azul ou mesmo acender um abajur com lâmpada de cor azulada um pouco antes de dormir é uma boa dica! Mas lembre-se: depois disso, o ambiente deverá ficar totalmente escuro.

Deitar-se sempre no mesmo horário – O ser humano precisa de ritmo. Ao acostumar-se a deitar sempre nos mesmos horários para dormir, tanto o corpo quanto a mente, aos poucos, vão se adaptando a um mesmo horário – o que acaba facilitando a “vinda do sono” por assim dizer.

Tomar chás calmantes – existe uma grande variedade de plantas, folhas e ervas que podem fazer grande diferença na hora de dormir e serem consumidas sem qualquer restrição. É só ter o cuidado, é claro, de escolher as certas, porque do contrário o efeito pode ser totalmente oposto. Mais conhecidas como chás calmantes, essas bebidas são naturais e também costumam ser muito saborosas. O Chá de camomila, por exemplo, é um dos mais conhecidos dentre muitos para tratar da insônia, pois contém um aminoácido que atua como tranquilizante natural no sistema nervoso. Depois de preparado, se adicionado mel, além de delicioso, se torna ainda mais relaxante. Depois da camomila há também a cidreira e a passiflora que podem ser preparadas da mesma forma, adicionando-se mel ou não quando depois de infundidos. Experimente também outras combinações como: laranja com hortelã marroquina; maçã com camomila ou maracujá com pêssego e mel.

Alimentar-se corretamente – De uma forma geral, a última refeição do dia deve ser leve e estar dentro de um período de até 4 horas antes de dormir. Refeições pesadas e próximas do horário de deitar-se são prejudiciais ao sono, pois enquanto os alimentos são digeridos, nosso cérebro continua recebendo estímulos, aumentando dessa forma as chances de termos insônia e pesadelos. Há quem diga, porém, que ingerir uma banana com mel e aveia um pouco antes de deitar para dormir ajuda muito a obter o tão desejado sono. O fato é que alimentos ricos em carboidratos auxiliam no processo de secreção da melatonina. Uma dica importante é evitar consumir cafeína após as 16hs. Já tomar um copo com leite morno um pouco antes de dormir, dizem que ajuda muito.

Tomar banho quente por tempo prolongado e se expor ao sol são medidas que também contribuem para secretar a melatonina.

Autoria: Andrealis M Bueno

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