Acorde Bem Colchões

Televendas: (11) 5016-3474 / 5012-2286 / 5011-1971 loja

Dicas

Chás para Dormir e para Insônia

Está cada vez mais complicado ter uma boa noite de sono?

Não consegue fazer uma noite completa dormindo?

Tem dificuldade para adormecer?

Não quer optar por ingerir remédios para dormir?

Não tem tempo para fazer exercícios que ajudem no sono?

Já tentou tudo isto, mas nada resulta para lhe dar sono?

Talvez uma boa opção seja ingerir chás específicos de ervas naturais que ajudam a relaxar e provocam o sono. Não custa tentar não é mesmo?

O chá existe há mais de 2 mil anos. É uma bebida bastante natural e saborosa e, em muitos países, já é consumida como uma bebida terapêutica que trás benefícios à saúde.

A infusão de algumas ervas pode sim ser uma forma muito simples, prática e eficaz para provocar o tão esperado sono, porém, não é qualquer chá que serve para induzir ao mesmo. Alguns inclusive atuam como estimulantes e provocam exatamente o efeito contrário. Assim, é muito importante saber escolher e preparar as ervas ideais para cada caso e objetivo que se queira alcançar. Além disso, mesmo sendo naturais, algumas plantas só devem ser consumidas com indicação médica já que podem interagir de forma inesperada no metabolismo de quem faz uso de antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outra medicação que atua sob o sistema nervoso, por exemplo..

Por outro lado, há muitas plantas que podem ser utilizadas para se fazer os chás sem qualquer restrição de consumo. Tais plantas atuam como calmantes. Um exemplo clássico é o caso da famosa camomila.

Mais comumente utilizada em forma de chá para dormir, acalmar e tratar a insônia, o chá de camomila contém um aminoácido que relaxa o sistema nervoso e atua como tranquilizante natural.

Como alternativa à camomila ainda existem outras plantas com efeitos semelhantes como é o caso da passiflora e da erva-cidreira, mas há a possibilidade de se fazer outras combinações interessantes tais como laranja com hortelã marroquina, maçã com camomila ou maracujá com pêssego e mel.

O que poucas pessoas sabem, no entanto, é do poder da alface que além de atuar como calmante é um importante aliado no tratamento do nervosismo e ansiedade. Seu talo é rico em uma substância denominada lactucina e pode ser facilmente utilizado para se fazer um chá.

Preparar chás é muito fácil. Basta colocar água para ferver, juntar uma porção da(s) planta(s) as quais se pretende utilizar e, antes de consumi-lo, deixar o preparado descansar por 5 a 10 minutos. Para adoçar, a dica é o mel, evitando o açúcar.

Há também de se ter cuidado com a quantidade de líquidos ou comida no estomago próximo ao horário de dormir, pois estes em excesso, podem causar mal-estar e atrapalhar o sono e, dessa forma, diminuir o efeito esperado com a ingestão do chá no organismo.

Uma boa dica se estiver com fome antes de dormir é comer banana com mel e aveia, pois além de saciar a fome noturna, essa combinação de elementos ajuda a liberar o triptofano, percussor da serotonina e melatonina (substâncias ligadas ao sono).

Esperamos que apreciem as dicas, porém, se a dificuldade em adormecer e ter uma boa qualidade de sono ainda persistirem, recomendamos procura médica pois, só um especialista na área, poderá identificar o que está de fato ocorrendo para que você não consiga obter uma boa noite de sono.

Autoria: Andrealis M Bueno e Denise Voltolini

Entre em contato conosco

* Campos de preenchimento obrigatório
Fechar